Photo: José Lima

O Reiki nos permite observar o microcosmo da natureza humana no contexto em que está inserido, o macrocosmo, a natureza universal.

Na medicina tradicional chinesa, o terapeuta cuida da saúde e qualidade de vida do cliente considerando a relação dinâmica entre os órgãos componentes do corpo humano e os cinco elementos fundamentais do universo, Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal.

Hoje, 22 de setembro de 2020, inicia-se oficialmente a Primavera (do Latim Vulgar, primus ver, primeiro verão), marcada pelo Equinócio (do Latim: aequus nox, noite igual), período no qual os dias e noites terão a mesma duração.

Os astrônomos definem a data e o horário para o início e o final de cada estação. Nas últimas semanas já pudemos sentir o seu gostinho, com o sol mais intenso e frutas amadurecendo mais rapidamente, brotos surgindo e o canto dos pássaros ao vento.

"De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa este é o período da Madeira, analogia feita à árvore que cresce lenta e firmemente para ter um lugar ao sol e que balança com o Vento." ¹

É o período de planejar o futuro, da renovação, no qual nos tornamos mais ativos, comemos e dormimos menos, buscamos maior exposição ao sol. É o momento de cultivar nossas metas e objetivos. Toda a energia incipiente está pronta para brotar e se desenvolver.

É tempo de florescermos, de aproximarmo-nos de nossa essência, e as linguagens artísticas são ótimas ferramentas para isso, pois despertam ou aguçam os sentidos ao expressarem nossos sentimentos.

Em harmonia com a natureza, aceitamos tudo que vem da criação; Aceitamos o nosso próximo, apuramos o olhar crítico despidos de preconceitos e julgamentos. É importante refletirmos antes de utilizarmos as palavras; É tempo de doação, do exercício da generosidade, de recompensar as atitudes positivas e, simultaneamente, de observarmos com carinho e atenção aquele que errou. É tempo de abrirmos o coração ao novo, de vivermos com leveza e não guardarmos mágoas e, assim, encontrarmos a felicidade.

A sugestão para a Primavera é acrescentarmos à alimentação as carnes brancas (peixes ou aves), milho, aveia, gérmen de trigo, raízes como cenoura crua, batata, inhame, nabo ou beterraba ralada. Evitar frituras e principalmente, praticar atividades físicas.

Fontes:
A Primavera - Elemento Madeira | Medicina Tradicional Chinesa - Maria Ana Grolla
Entenda o que é o equinócio da primavera - Marcos Calil e Josélia Pegorim
¹ Kölle, Monika - Noções Básicas de Medicina Chinesa - Estudos Orientais, Apostila, SP, 2020.

Post Anterior